segunda-feira, 19 de março de 2018

Estágio Nacional da Primavera 2018 - Portugal

O dia 17 de Março, foi um dia de chuva intensa. A viagem de Estremoz a Lisboa fez-se sempre com uma chuva intensa, que nos forçava a abrandar por falta de visão. Mesmo assim, viajámos a Lisboa para participar no Estágio Nacional da Primavera.

O estágio começou ás 09h00 e acabou ás 17h00. Na parte da manhã e metade da tarde, praticámos técnicas de Kihon Katame waza. Sendo o kihon - o básico - o treino mais importante no aikido, a pedra angular, é de facto necessário saber todos os detalhes de cada técnica e as suas semelhanças também.

Assim, praticámos do ikkyo ao rokyo, sendo que o sankyo ura, o gokyo e o rokyo já foram praticados da parte da tarde.




Para finalizar, estivemos a estudar as entradas correctas para jo dori. Foi referido o perigo de aplicar uma defesa contra ataques com o jo [jo dori] com a forma incorrecta, pois pode provocar acidentes graves. Sendo uma técnica avançada, se esquecermos [as bases] do jo dori, a aplicação destas técnicas também se torna perigosa para o defensor.





Tivemos a presença de praticantes do dojo de Santiago de Compostela, com o Mestre José Veiga, promovido recentemente pelo nosso Soke para Godan (5º Dan), do Saito Aikidojo, com o mestre António Serra, de Torres Vedras, com o professor Nelson, de Lisboa com os vários professores e mestres que ali ensinam tais como o mestre Jorge Feio, os mestres gêmeos Cotovios, o professor Filipe Carvalho, a professora Carolina, etc.  O Gaspar Paulino veio também almoçar connosco, pois ainda está em convalescença duma operação que sofreu, sempre com o seu espírito jovial. Obrigado pela visita, Gaspar.

Também participaram em parte deste estágio as crianças do honbu dojo, com um bom espírito.





Na hora do almoço tivemos a mesa cheia de petiscos e pratos deliciosos, confeccionados pelos alunos de cada dojo, como a Kirsh do Nuno Sousa, o Pão Recheado do Filipe Carvalho, etc.

Como sempre, temos de agradecer à Madalena Bicho, pelos pratos e sobremesas que nos traz. Absolutamente deliciosos.










Durante este estágio houve também a feira Aiki En, onde se venderam todos os produtos que vieram da quinta do Aikido, em Estremoz. Laranjas sumarentas e doces, tangerinas óptimas, limões, ovos, galo do campo, azeitonas, foram os produtos que houve neste mini-mercado Aiki.

Podem fazer as encomendas, antes que acabe a fruta para aikido.estremoz@gmail.com.

Obrigado a todos. Continuem a treinar. O próximo encontro, para os yudansha, será a 10 de Junho.


Do plano anual de 2018, não se esqueçam:


  1. Março 17 – Estágio Nacional da Primavera
  2. Junho 10 – Encontro Nacional de Yudansha para repetição do exame de shodan
  3. Julho 6~8– Estágio de Verão (devido ao cancelamento, por Sensei, de todos os estágios internacionais, o estágio de verão será nesta data)
  4. Outubro – Estágio Nacional do Outono em Torres Vedras
  5. Dezembro 8 e 9 – Kangeiko em Vila Nova de Santo André