sábado, 16 de setembro de 2017

Mudança de horários em Estremoz - Informações sobre a vida de uchideshi

O horário de treino em Estremoz mudou a partir do início deste mês.

O novo horário é:
Sábados das 09h30 até Às 11h30.

O treino continua no Ginásio Vybe, que antigamente se chamava Inshape.

Recordamos que quem queira praticar e que não seja sócio do Ginásio deverá falar com o encarregado/a e pagar uma pequena taxa (costuma ser €5,00). Esta taxa deverá ser paga antes do treino.



Em breve abriremos um horário aqui na Aiki En. Estamos a pensar terça e quinta feira das 18h00 às 19h00, mas ainda está por decidir. 


Aiki En

Durante o mês de Setembro, não serão aceites uchideshi. 


Todos os praticantes devem sempre pedir para ser aceites como uchideshi. Só serão aceites praticantes da APASD que tenham as quotas Associativas e Federativas em dia. 
Os praticantes que não sejam sócios da APASD, deverão primeiramente fazer o pedido conjuntamente com uma carta de introdução do seu professor. Sem carta de introdução, não serão aceites uchideshi.

Pagamentos:
Recordamos que os uchideshi deverão pagar as suas taxas ao chegar, não ao sair. Ultimamente, os uchideshi têm pago ao sair, com a excepção dos uchideshi Franceses que sempre fizeram estes pagamentos de forma correta e atempadamente. Isto está errado e não deve ser feito. O único pagamento feito ao sair é o presente que deverá ser colocado no shomen do dojo.

Recordamos que existem preços para os uchideshi que são sócios da APASD (desde que tenham as quotas em dia) e preços para os não sócios, sejam estrangeiros ou nacionais. 
Faça-se sócio da APASD e da Federação Portuguesa de Aikido, se quiser usufruir dos preços de sócio.

Os pagamentos de permanência e de treino deverão ser entregues dentro de um envelope, logo ao chegar. Por isso, deverão já vir preparados antes de chegar à quinta.

Visitas
Os alunos que venham ficar um só dia, também devem pagar a estadia e fazer o presente de shomen. 

Inscrição
A inscrição é feita uma só vez. Não é necessário fazer uma nova inscrição cada vez que seja uchideshi.

Certificados de uchideshi:
Os alunos que fiquem menos de 5 dias, não terão direito a certificado de uchideshi.

Visitas:
A Aiki En é um local de trabalho e de treino. Se não quiser vir trabalhar ou treinar, por favor não venha para não atrapalhar. Todos os dias existe uma lista de trabalhos para fazer e por isso, ao aparecer como visita, os alunos, se não estiverem dispostos a arregaçar as mangas e a trabalhar, estarão a atrapalhar; consideramos isto muito má educação.
Todos os uchideshi que venham por menos do que 5 dias, deverão trazer e levar de volta a sua roupa de cama, ou dormir com o seu saco-cama, que deverão também levar de volta. Poderão pedir almofadas emprestadas, mas têm de trazer a sua própria fronha.

Domingo:
Aos domingos, não há ensino no Aiki En. Contudo, os uchideshi podem pedir para utilizar o dojo para jyugeiko. Deverão sempre limpar o tatami antes e depois do treino. O domingo, embora não haja ensino, também é contado como dia de permanência no Aiki En.


Exemplos de envelopes de pagamento:

Dinheiro de Toban:

Os uchideshi devem organizar-se de forma a que um uchideshi - normalmente o que já está há mais tempo a viver na quinta - seja o colector do dinheiro para a comida e este dará a devida parte ao uchideshi que seja toban para o dia. Este deverá fazer as compras e cozinhar com este dinheiro. Caso gaste mais dinheiro do que recebeu, deverá assumir estes gastos.
No final da estadia, o último uchideshi a sair, deverá entregar o envelope/bolsa do dinheiro de toban, ao mestre.