domingo, 9 de outubro de 2016

Estágio de Inverno



Decorreu em Dezembro, dias 10 e 11, o Estágio Nacional de Inverno, organizado pela Associação Portuguesa Aikishurendojo e o seu núcleo de Estremoz e Aiki En, a Quinta do Aikido.

Este estágio teve a participação de 19 praticantes que vieram de Torres Vedras Takemusu Aikidojo, Vila Nova de Santo André Saito Aikidojo, Castelo Branco Aikishugyo dojo, Covilhã Yuki Dojo, Estremoz Aikishurendojo, e Honbu dojo. Além disso também participou neste estágio o Yann Kaim, praticante do Tenchi Dojo de Paris, que estava na altura como uchideshi na Aiki En.

O programa de treino, incluiu treino de bukiwaza, que foi feito todo ao ar livre e de taijutsu que foi feito em dois lugares: no dojo da Aiki En e no dojo de Estremoz.

Ao ar livre praticou-se ken suburi, ken awase com variações, ken kumitachi. No tatami, praticámos ushiro waza, com ênfase em ushiro eri dori, jo dori, kaiten nage, koshi nage e oyo waza. A prática de oyo waza foi muito interessante, pois foi baseada nas técnicas de luta em bares “yakuza” que o antigo mestre nos ensinou.


Como sempre houve um grande convívio entre todos os presentes, alguns dos quais também trouxeram familiares. Fomos honrados com a presença da Madalena Couceiro Bicho, e da Dina Mota que muito ajudaram na cozinha, embora não fosse o seu dever, e no convívio. Muito obrigado, minhas senhoras, por tudo.

O tempo esteve sempre bom e ainda tivemos uns minutos de passeio, em keikogi, pelo mercado de Estremoz.

Esperamos que para o ano haja uma maior participação de outros praticantes. Um estágio deste tipo, custa na Europa, não menos de 120€. Aqui o preço foi 25€! Não foi, então o preço do estágio que “afugentou” os praticantes, mas sim a falta de vontade e auto-disciplina. A prática anual no dojo nunca é suficiente para podermos estudar o vasto currículo técnico do Aikido. Assim, organizam-se estágios nacionais e internacionais por ano para que os alunos possam não só ter a possibilidade de estudar técnicas que normalmente não são estudadas ao longo do ano, como também ter a possibilidade de treinar com outros parceiros, além dos que estão sempre no dojo.
Se queremos praticar Aikido seriamente, se queremos realmente evoluir nesta Via fantástica do Aiki, então temos de fazer um esforço adicional e também participar nas várias atividades da nossa Associação.

Ainda este mês teremos o Kagami Biraki. Não se esqueçam de participar e ficar para a festa.

Bem hajam.