terça-feira, 16 de junho de 2015

Estagio de Ukemi e Estágio de Santo António / Lisboa 2015

Não foi o primeiro estágio ligado à prática do ukemi, mas foi certamente um estágio único por ter sido totalmente dedicado ao ukemi e à sua utilidade e aplicação para várias técnicas.
O mestre referiu que o ukemi não é possível quando uma técnica é bem aplicada, pois uma técnica bem aplicada não deixa espaço para aberturas, por onde poderia sair o uke.

Com a participação de membros antigos, de praticantes novos e de muitos estrangeiros da Italia, de Espanha, do Uruguay e até do Japão, foi um estágio definitivamente intenso, mais muito útil.

Em três dias fizeram-se múltiplos exercícios para a prática do ukemi seja mae ukemi, ushiro ukemi, yoko ukemi e tobu ukemi. Também não foi esquecido o facto de que ukemi significa receber com o corpo e por isso, também os praticantes têm de aprender a receber correctamente as técnicas de katame e osae waza tais como ikkyo, nikyo, etc. assim como os nage waza: shiho nage, kotegaeshi, irimi nage, etc. Acontece que a maior parte das vezes os uke participam na técnica oferecendo-se para a projeção. Este não é o bom ukemi, pois isto transforma a prática do Aikido numa mentira.

Com este espirito de honestidade e sincero empenho à prática, foi como todos confrontaram este estágio especial. No último dia, depois de mais de 1000 ukemi houve alunas pessoas que tiveram de se colocar de fora, pois o corpo já não dava mais.

Bem haja a todos os que participaram. Fiquem com estas técnicas e desenvolvam-nas!

Um ponto a notar é que este foi o primeiro estágio no qual participou o neto de Morihiro Saito Shihan e filho do presente Soke, Hitohira Saito, o jovem professor Mitsuyoshi Saito. Agradecemos muito a sua presença pois é uma inspiração para todos os que praticam com ele....e conseguem aguentar até ao fim!







___________________________________
Decorreu no passado fim de semana, o tradicional estágio de Lisboa ou estágio de Santo António, por estar associado à data da comemoração deste santo e por ser feriado nesta cidade.

O estágio contou com a participação de muita da "velha guarda" da APASD, entre os quais o mestre Hugo, o mestre Jorge Feio e outros conhecidos aikidokas como o Marko Tomatis, o Nelson Mota - antigo presidente da APASD - o nosso querido tesoureiro Nuno Rufino, o pessoal animado de Vila Nova de Santo André - Saito Aikidojo e claro, o poderoso Mitsuyoshi Saito!!

O estágio começou com a prática de aikiken mas depois muitas outras disciplinas do aikido foram estudadas em pormenor tais como jodori, tachi dori (com ênfase à defesa desde gyaku hanmi) e atemi waza.

Fez sucesso o lemonccelo do Nelson Mota....que estonteou várias pessoas, mas os caracóis da Madalena Bicho e os bolos deliciosos da Inês Reis, foram os reis da mesa na altura do almoço e jantar. Os assadores de Torres Vedras fizeram como sempre um excelente trabalho, pois os carapaus estavam deliciosos, assim como a carne. Obrigado Professor Nelson por tudo o que ofereceu para este estágio. Muito obrigado a todos por este trabalho.

Em baixo apresentamos algumas fotografias tiradas durante o estágio, mas se quiserem ver mais cliquem aqui.