sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

ATEMI WAZA NO KATA: USHIRO DORI KOKYU NAGE


Há já algum tempo que não mencionamos os kata de atemi waza. Como se tornou um elemento opcional para as avaliações, muitos praticantes decidiram não fazer os kata. É uma pena pois através da prática dos kata podemos sempre aprender mais sobre a utilização dos atemi no aikido.




Hoje colocamos um vídeo que mostra ushiro dori kokyu nage, com a aplicação de um tipo de keri waza chamado kakato geri waza gedan - pancada com o calcanhar em baixo. Este keri waza pode ser aplicado contra a região dorsal do pé (contra os metatarsos) - de cima para baixo - ou contra a virilha - de baixo para cima.

Kakato
Aité agarra tori com ambos os braços, por detrás, controlando o seu tronco e braços. Tori inspira, estica os braços para fora, enrolando-os para dentro e ao mesmo tempo bate com o calcanhar, na região dorsal do pé do aité. Ao sentir a dor, aité largará um pouco o agarro e nessa altura, levamos os braços para cima e deslizamos para baixo e para o lado do aité. Ao mesmo tempo agarramos os seus braços com ambas as mãos e atiramos o parceiro para a nossa frente, com um corte na diagonal.
Nota: É importante, ao levantar os braços, não ficar no mesmo lugar, pois o aité pode ainda estrangular. Pedir ao professor para ensinar o deslocamento e a atitude a ter durante a execução desta técnica.



Tori: Tristão da Cunha
Aité: Gil Smith Vargas
Produtor: Rui Pires

Os intervenientes na execução desta técnica deram autorização para publicação da mesma.



Para estudarem mais a aplicação dos atemi nas técnicas de aikido, podem ver - e estudar - este video de Morihiro Saito Soke sobre ushiro eri dori, filmado na Australia. O uke é Michael Marelli, de Sydney, um dos antigos sempai que ainda hoje permanece com Hitohira Saito Soke.