quarta-feira, 25 de junho de 2014

AIKIDO TÉCNICA BÁSICA II - NOVO LIVRO DE HITOHIRA SAITO JUKUCHO

Chegou finalmente o segundo volume de AIKIDO BASIC TECHNIQUE II

Neste livro Sensei diz no prefácio: 
"É a minha sincera esperança que este manual irá permitir aos leitores a compreensão das profundidades do Aikido, como foi ensinando em Iwama pelo fundador e pelo meu pai. "

Este livro tem particularidades muito importantes tais como as notas finais em cada técnica (antecedidas por um asterisco) que espoem o segredo de cada técnica. Claro está, sem conhecimento da técnica básica do Fundador, de pouco servirá ao leitor aplicar estes "segredos". 

Sensei diz na primeira técnica apresentada, o Tai no Henko: 
"Tai no henko é praticado como a habilidade básica do Aikido. Mas devemos compreender que o Tai no Henko é o núcleo e a essência do Aikido."

Neste livro - bilingue [Japonês/Inglês] - podemos encontrar várias séries de técnicas: serie de morote dori, de shomen uchi, de yokomen uchi, de katate dori, ryote dori, ushiro waza [com vários agarros], sode dori, katadori, ryokatadori, muna dori, tsuki, e keri waza [técnicas contra pontapés].

Por fim, no final do livro, Sensei escreve um pequeno texto em que diz: 
"...eu nunca esqueci a relação entre o mestre e o homem, entre a família Ueshiba e a família Saito." Isto mais uma vez mostra a continua dedicação à família do fundador do Aikido, particularidade única da família Saito. Penso que com isto Sensei quer expressar o seu profundo desejo de salvaguardar a técnica do Kaiso Morihei Ueshiba para o futuro, para que o Aikido originário seja outra vez o Aikido dos Ueshiba.


Podem comprar este livro directamente em Iwama ou encomendar através de: