terça-feira, 20 de maio de 2014

ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO AO AIKIDO EM CASTELO BRANCO

Ni nindori foi uma das muitas técnicas praticadas durante este estágio de um
dia inteiro.
No dia 18 de Maio houve um estágio de introdução ao Aikido na lindíssima cidade de Castelo Branco. O estágio decorreu no Centro Artístico Albicastrense. Este antigo centro muito amavelmente acolheu os diferentes grupos de praticantes de Aikido que participaram neste estágio, além dos próprios residentes de Castelo Branco.
O programa do estágio foi seguido à risca e assim todos os participantes que nunca tinham experimentado aikido, puderam ficar com uma ideia clara do que é o Aikido e, neste caso, o Aikido Tradicional de Iwama.

Agradecemos ao Jorge Folgado por ter organizado o que se chamaria hoje em dia de "workshop" de Aikido.

Agradecemos também a todos os professores que se dispuseram a participar neste estágio para poder compartir os seus conhecimentos com aqueles que ainda nada sabem. Bem hajam aos professores dos 5 dojos participantes: honbu dojo, Kami Aikidojo, Covilhã Aikishurendojo shibu dojo, Torres Vedras Takemusu Aiki-dojo e Castelo Branco Shugyu Aikidojo.

Depois do treino da manhã o grupo almoçou no próprio centro e depois foi passear - guiado pelo Jorge Folgado - pela cidade até ao fabuloso Jardim do Paço Episcopal. Este jardim, além de belíssimos canteiros floridos tem várias piscinas, lagos e fontes, estatuetas com múltiplos temas religiosos e também dos nossos reis Portugueses. Vale bem a pena visitar.
No seguimento desta visita o grupo foi ainda visitar o Museu Francisco Tavares Proença, situado no antigo Paço Episcopal, um interessante museu de arqueologia e que tem também uma oficina de bordados tradicionais. Infelizmente não chegamos a fazer a visita guiada pois o tempo do ultimo treino aproximava-se. Iremos voltar.

O Centro Artístico Albicastrense fica situado na cidade velha, cheia de lindas ruas com portados quinhentistas, geralmente muito bem conservados; uma parte de Castelo Branco muito interessante de visitar e estudar.




Ushiro waza foi também praticado com muito interesse.


Praticantes a treinarem aikiken.








Tachi dori







O Luis Martins, o praticante mais antigo de Castelo Branco,
depois do Jorge Folgado.




Alguns do participantes no estágio de introdução ao Aikido






Portados quinhentistas