terça-feira, 18 de março de 2014

ÉPOCA DE EXAMES

O Miguel Plantier Martins, a demonstrar tachi waza katate dori
ikkyo, depois de 40 minutos em suwari waza.
No passado dia 15, realizaram-se, no honbu dojo, exames para vários kyu. Houve uma grande variedade de praticantes a demonstrarem o seu exame.

De facto, houve praticantes a demonstrar os exames desde o 10º ao 3º kyu! Esta semana, na sexta-feira, haverá mais outra oportunidade para aqueles que não puderam comparecer no sábado passado, por razões de força maior.
O dojo estava cheio e não cabia mais um examinando. Por esta razão até foi útil que os três praticantes que restavam, não tivessem aparecido.

Os exames correram muito fluidamente, pois estavam todos bastante bem preparados. Esperemos que os que virão apresentar os exames esta semana, também tenham o nível dos vimos.

Foi bom ver que houve muitos yudansha que se ofereceram como parceiros dos examinandos. Não há melhor forma de aprender e enraizar técnica, do que treinar com shoshinsha!

É de estranhar que durante estes exames não se ouviu o mestre Tristão gritar (muito...). Será que foram melhores do que os anteriores????

Aos que ainda não passaram, só nos resta dizer: Ganbatte!!!

Aspecto geral do exame.


Bukiwaza é uma parte muito importante de todos os exames de
Iwama Ryu Aikido.

Exame de Aikiken Suburi



Para o exame de 3º kyu, os alunos também têm de demonstra shuriken, desde a distância de aprendizagem até à primeira distância. O shuriken é uma parte importante do estudo e treino de praticantes sérios de Budo e, neste caso, de Iwama Ryu.

O Daniel e o António durante o exame de shurikenjutsu.
Muitos parabéns!