quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SAUDAÇÕES DE ANO NOVO DE 2014!



Hitohira Saito Juku-cho
FELIZ ANO NOVO !

Este é 10 º aniversário da Iwama ShinShin Aikishurenkai, o espírito e a técnica do Aikido que O'Sensei fez e que Morihiro Sensei continuou a ensinar . Eu ouvi o kiai, e vi as técnicas e orações de O'Sensei a Deus e senti-me num clima especial enquanto crescia. Existem hoje poucas pessoas que tenham conhecido O'Sensei vivo.
Senti uma sensação de incongruência no mundo do aikido, quando eu comecei este grupo há dez anos. Não era incomum que um estilo Budo pudesse desaparecer em apenas uma geração.

No final do ano passado, encontrei uma fotografia de O'sensei e do jovem Kisshomaru sensei. Eles estavam confrontando-se com Ken e Jo na frente duma cascata d'água em Tanabe. O jo kamae de Kisshomaru sensei é claramente o mesmo que se ensina no nosso estilo. Isto prova que ele foi ensinado por O'Sensei. Mas ninguém irá ensinar isto se não formos nós a ensiná-lo.

É difícil para os principiantes entender que o Aikido é baseado no buki waza. Eu acho que o primeiro passo do keiko é de praticar o que O'Sensei fez modestamente. Esta é a base de Iwama ShinShin Aikishurenkai.

Quero compartilhar idéias e sentimentos de O'Sensei sobre o nosso Aikido com todos no mundo.

Por último, eu nunca esqueci a relação entre o amo e o homem; entre a família Ueshiba e a família Saito.

Saudações,

Saito Hitohira "

O'Sensei a treinar numa cascata de água com o seu filho Kisshomaru.
Verificar o kamae do 2º Doshu, de que fala Sensei no seu discurso.