sábado, 4 de janeiro de 2014

KAGAMI BIRAKI 2014 - dia 11 de Janeiro - Venham participar no primeiro evento do ano!

No dia 11 de Janeiro irá ter lugar no honbu dojo da Associação Portuguesa Aikishurendojo, o tradicional evento do Kagami Biraki.
Kagami Biraki é um evento que marca o começo de um novo ano (neste caso) de treino.
Costuma realizar-se no dia 11 de Janeiro, mas nem sempre isto é possível devido a este data calhar em dias úteis. Contudo, este ano de 2014, fomos muito fortunados pois calhou exactamente num sábado.
Kagami Biraki significa "abrir o espelho". Kagami significa espelho e "Biraki" abrir.
Nesta época é costume no Japão fabricarem-se bolos de arroz glutinoso com uma forma redonda. O fabrico destes bolos - MOCHI - ainda hoje é feito à mão - mochi tsuki - em muitas casas, associações, dojos, etc. O arroz cozido é colocado num pilão e depois é batido com uns maços grandes de madeira. Uma ou duas pessoas (às vezes mais) batem com um ritmo certo enquanto outra pessoa vai virando a massa de arroz que entretanto se forma. No final fazem-se pequenos e grandes mochi redondos. Alguns são consumidos na hora, ainda quentes, doces ou com molho de soja ou com natto. Outros são oferecidos ou guardados para comer no fim do ano. Nos dojos de artes marciais tradicionais, existe ainda o costume de coloca-los no shoumen ou kamidana como que em oferecimento aos antepassados ou deuses que visitariam o local nesta altura.
Na altura do kagami biraki, o mochi do shoumen é removido e quebrado (abrir o espelho) e depois cozinhado ou repartido. Ao mesmo tempo é costume ainda abrir uma grande celha de sake [de madeira] com um martelo e, claro está, bebê-lo.

Hoje em dia, existem máquinas que batem automaticamente o mochi, pois nem sempre existe tempo para esperar que uma certa quantidade de mochi necessário seja feito num só dia.
O mochi é muito apreciado por todo o Japão e é comido de inúmeras formas, tanto doce como salgado.

Lenda do Kagami - Espelho

Uma lenda japonesa conta a história de uma certa divindade que caiu em desgraça com os outros deuses por causa de sua natureza extraordinariamente cruel. Esta divindade foi banida e finalmente encontrou seu caminho para uma caverna isolada, onde ele se deparou com um objeto espelhado. Este objeto espelhado obrigou-o a olhar para si mesmo, refletir sobre suas ações, olhando mais para dentro e tentar encontrar a razão pela qual ele era um indivíduo tão cruel. Depois de muitos anos de reflexão individual, a divindade voltou para os outros deuses que imediatamente notaram uma grande mudança nos seus maneirismos e carácter.

Eventualmente, a imagem do espelho foi usada para ilustrar às pessoas comuns que também eles deveriam tentar olhar para si mesmos como se estivessem olhando em um espelho e, assim, auto-julgar-se e ver o que eles realmente são. Este tipo de reflexão pessoal é um excelente exercício de auto-aperfeiçoamento.

(Tirado de um artigo por Christopher Caile)
O espelho faz ainda parte três tesouros imperiais do Japão que são, o Espelho [Yata no Kagami], o Sabre Kusanagi e a Joia Yasakani no Magatama. 
"Na mitologia japonesa este espelho e o Yasakani no Magatama foram pendurados numa árvore para atrair a deusa Amaterasu para fora de uma caverna. Elas foram dadas para o neto de Amaterasu, Ninigi-no-Mikoto, quando ele foi para pacificar Japão com a espada Kusanagi. A partir daí, os tesouros passaram para as mãos da Casa Imperial do Japão."

Dai-Dai
Por cima dos dois bolinhos de mochi, normalmente coloca-se uma tangerina ou laranja. Daidai é um tipo de laranja amarga que, se não for colhida, pode ficar na árvore por alguns anos. A cor desta laranja volta ao verde na primavera. Como tal, esta fruta tem o significado de várias gerações e é obvio a sua importância para este costume.
O mochi no nosso honbu dojo, com o daidai por cima.



PLANO GERAL PARA O KAGAMI BIRAKI EM PORTUGAL

09H00 soji
09H15 Preparação (lugares para os convidados, assentos para o participantes)
10H30 Cerimonia
10H45 Enbukai (demonstração)
12H45 Naorai (almoço-festa)


Pedimos a todos os praticantes da nossa Associação que venham preparem uma pequena demonstração para este dia. Tem esta semana para treinar. A demonstração não é para divulgar a arte, é apenas para participar neste evento. Por favor enviem os vossos nomes e as técnicas que irão demonstrar para o email: aikishurendojo@gmail.com. 

O que podem demonstrar? Qualquer técnica.

Os kyu podem demonstrar até 5 técnicas
O shodan e nidan podem demonstrar até 7 minutos
Os sandan e acima são livres de escolher o tempo e as técnicas.

Exemplos: o Daniel Ribeiro irá demonstrar vários sankyo; o João Outeiro irá demonstrar Hojojutsu; o mestre Jorge irá demonstrar Irimi Nage; o António Dente irá demonstrar kumitachi; o Yann Le Moan irá demonstrar ikkyo e kotegaeshi e o Francisco Silva irá demonstrar ikkyo e nikyo.


Inscreva-se ainda hoje para a demonstração.


Quem não quer demonstrar, por favor venha ver a cerimónia e a demonstração e participar no almoço que seguirá. Podem trazer a família ou amigos. Tragam também comida e bebida para repartir com todos.


Bem haja.



O mestre Jorge demonstra no Kagami Biraki do ano passado

Miguel Roquette e Leonardo Ribeiro a demonstrar durante o kagami biraki 2013