segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SAYONARA PAATEI DO PEDRO CARDOSO

A festa de despedida do professor Pedro Cardoso, realizou-se no dia 1 de Dezembro. Dezenas de praticantes e amigos reuniram-se neste encontro para se despedirem do Pedro que viajou para o Japão.

Durante a festa, a Mariana Bicho leu uma carta de despedida escrita por ela, que muito emocionou o Pedro e todos os presentes. Foi um bonito gesto, Mariana. Muito obrigado.

O Pedro começou a estudar aikido com o mestre Tristão com a idade de 16 anos, no antigo honbu dojo. Ao longo dos anos, tornou-se amigos de centenas de aikidokas, progrediu com eles e também foi professor de muitos, tanto no honbu dojo como nos dojos onde ele ensinou.
Dotado de uma rara capacidade para captar e reter a técnica o Pedro tornou-se num dos mais hábeis técnicos da APASD. A sua grande força física, resultado de muitos anos de prática assídua, ficará sempre na memória de muitos.
Praticar com o Pedro era sempre uma grande aventura que poucos conseguiam aguentar.
O Pedro chegou à graduação de 3º Dan, embora o seu nível real, de longe passasse esta graduação.
Estamos com esperança que o Pedro abra uma escola "shibu dojo" de Iwama Shin Shin Aikishurenkai no Japão. Com este propósito, o mestre Tristão deu-lhe cartas de apresentação que deverá apresentar a Saito Sensei e a quem lhe ceder o espaço para ensinar.
O local onde o Pedro está a viver fica longe de todos dojos onde se ensina aikido tradicional de Iwama e por isso a melhor forma é realmente abrir ele mesmo um dojo com a esposa Naoko, para poderem continuar a treinar seriamente.
Ficamos aqui à tua espera, Pedro. Desfruta da tua nova vida e desejamos muita alegria, prosperidade e saúde para o próximo ano.
O Pedro e o seu grande amigo Jorge Feio.

Muitos brindes e muita agitação durante a festa. 

O Ashi, filho da Aité, também veio à festa de despedida do
Pedro.

Madalena e António Bicho, grandes amigos do Pedro
estiveram presentes, como sempre. 

A Mariana na altura em que lia uma emocionante carta de
despedida ao Pedro.


Sayonara nikyo ao Pedro, pelas suas amigas mestre Mónica e Carolina

O Pedro e o Marko, koshi nage

O Pedro executa kotegaeshi  no Marko

Pedro e Marko: Shihonage.

A última fotografia com o mestre Tristão, no honbu dojo.

O último keiko do Pedro Cardoso Sensei, 3º Dan