sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MOTOMI IRIE SAN (MOTOMI SAITO) EM PORTUGAL

Por Tristão da Cunha
Motomisan esteve de visita a Portugal do dia 17 ao dia 21.

Motomisan e Rie Kajiwara durante a festa no honbu dojo
Durante a sua estadia, Motomisan entreteu-nos mais a nós do que nós a ela, com o seu espírito sempre alegre e jovial. Sempre vestida de forma tradicional japonesa, seja com kimono seja com samué, passou pelas ruas de Lisboa, visitou Sintra e Óbidos.

Sempre sorridente e dizendo piadas de morrer a rir, deixou entre nós um grande sentimento de ternura e de amizade.
A acompanhá-la veio Rie Kajiwara, de Osaka. Rie é uma 5º Dan, professora de Aikido tradicional de Iwama. Vive e ensina em Osaka e fora, juntamente com o pai e a mãe, também eles professores. Uma vez que a Rie é das pessoas que mais tempo estudaram directamente com Morihiro Saito Sensei e com Hitohira Saito Sensei, tornou-se também um membro da família, dai a ter sido ela a escolhida para acompanhar Motomisan à Europa.

Na primeira noite jantaram as duas em casa da minha Tia na Lapa juntamente com mais 10 pessoas do Aikido, além dos familiares.
No dia seguinte, embora ainda chuvoso, visitou-se o Palácio da Pena em Sintra, com a sua arquitectura romântica e as suas salas diversas. Não se pode visitar os fantásticos jardins de Monserrate pela chuva, mas conseguimos apanhar uma aberta para ir ao Cabo da Roca, o ponto mais a oeste da Europa: aliás, onde ela termina. Aqui obtiveram um certificado de ter estado nesta ponto importante.
Motomisama no final de Europa: O Cabo da Roca


Almoçamos em Cascais com uma belíssima vista para a Baía, com os seus barcos ancorados e as gaivotas em terra.
Pensávamos que estavam cansadas mas enganámo-nos pois, logo a seguir a chegarem ao apartamento onde ficaram hospedadas no Príncipe Real, saíram as duas sorrateiramente a fazer compras. Nessa noite, a Mestre Monica convidou as senhoras e outros aikidoka que puderam ir, a jantar em casa dela, também em Sintra.

O dia seguinte foi passado no Oeste, principalmente em Óbidos, onde tiramos muitas fotografias e onde as senhoras fizeram muitas compras. Visitamos a quinta dos Loridos com as suas fantásticas estátuas de Buda e outros deuses e santos
A fazer compras em Óbidos

Nesse dia, o senhor Presidente da APASD, o Dr. Nelson Mota, convidou o grupo a almoçar num restaurante excelente em Santa Cruz, mesmo à na praia, com uma vista espectacular.

À noite foi noite de fados no Bairro Alto. Pela primeira vez as senhoras ouviram fados e souberam apreciar. De facto, Motomisan até comprou dois CDs a dois dos fadistas!

O último dia foi passado em Lisboa, com visita à Torre de Belém, Pavilhão dos Descobrimentos, e Mosteiro dos Jerónimos. A sua arquitectura Manuelina (gótico final e renascentista) impressionou as senhoras e a nós os acompanhantes (mestre Monica e eu).
Rie Kajiwara Sensei na esquerda e Motomi san
na direita, dentro do Mosteiro dos Jerónimos

A fantástica Motomisama

Depois desta visita, comemos em casa do amigo Aristides, um praticante de longa data e membro do Kambukai da APASD. A sua família e os seus amigos aikidokas também esteve presente e Motomisan, como sempre fez rir a todos, apesar de só falar Japonês (nisto a tradução da Rie com o seu excelente inglês, veio mesmo a calhar). As senhoras quiseram retirar-se mais cedo pois queriam cozinhar para a festa da noite que seria no dojo.

Esta festa teve a participação de umas vinte pessoas. As iguarias foram como sempre bastas e muito boas, tal como foi o tempura (que chegou ao Japão pelos portugueses - antigas pataniscas) feito pelas senhoras. Bom vinho e bebidas de todo o tipo para todos os gostos, deram um especial encanto ao jantar no dojo. Houve musica, cantigas e Motomisan cantou uma canção que ela gosta muito, da cantora mais famosa de ENKA (o fado Japonês), Hibari Misora, o Hitori bocchi (Sozinho), com uma voz muito clara. Parte da canção teve a participação de todos, com a incitação da Rie Kajiwara, especialmente no refrão: "Osake ga konnayo wa..." (お酒が 飲みたい こんなよわ).



Foi uma última noite bem passada que terminou para além das 3 da manhã.
Agradeço a todos os que estiveram empenhados em receber estas duas famosas senhoras tão bem e que participaram, além disso com os meios para isto acontecer, Mónica Sousa, Jorge Feio, irmãos Cotovio, Pedro Cardoso, Alberto Ramos, família Aristides, Nelson Mota, Marko Tomatis estão entre os principais, mas há muitos mais. A todos agradeço muito.
Motomi-san cantando karaoke durante e a festa
no honbu dojo, "Hitori Bocchi"


Histórias de Motomisama:
- A família de O'Sensei estava em Tóquio e raras vezes vinha a Iwama, quando nasceu a primeira filha de Morihiro Saito, Motomi. O'Sensei ficou radiante e imediatamente o casal Ueshiba tomou-a como sua neta. Motomi cresceu a chamar o Fundador de Avôzinho e a sua esposa Hatsu, de Avózinha.
Contou que, quando era bébé, uma vez o Fundador quis tomar banho com ela no seu ofuro (um tipo de banheira com água quente). Como a temperatura estava tão agradável à pele de um bebé, ela defecou na água de banho, já com O'Sensei lá dentro a segura-la. Em vez de se zangar, como era costume com ele, riu-se muito, com uma concha de banho retirou as fezes, colocou mais água quente e retomou o banho com um bom espírito.

- O'Sensei zangava-se muito com os de Tóquio, dizia ela, e com os alunos, mas nunca com as crianças. Zangava-se tanto que muitas vezes molhava o tenugui em água e colocava na cabeça para arrefecer e acalmar.

- Lembra-se das grandes barbas de O'Sensei que ele sempre "afiava" com as mãos.

- Sobre o treino, lembra-se de praticar muitos kokyu nage e alguns irimi nage. Diz Motomisan que acha que também praticou shiho nage. Motomisan, recordemos, chegou ao nível de shodan, como aluna de  O'Sensei.

- Quando era pequenina, O'Sensei chamava-lhe de Motomi-han, usando o dialecto da sua região. Ela e os irmãos massajavam Hatsusama, a esposa de Ueshiba O'sensei e depois esta  retribuia-lhes com doces melados e às vezes com pedaços de fruta, rara e cara naquela altura.


Livro que o Fundador fez: Takemusu Aikikai, em Lisboa
- Uma curiosidade, em Iwama existe um livro no qual o Fundador declara a fundação de uma organização, Takemusu Aikikai em Iwama. O primeiro sócio foi Morihiro Saito Sensei, seu aluno mais chegado e o último foi ... Motomi Saito!

- Motomi-san casou com Ryuji Irie, e Saito Sensei construiu-lhes um bar de Sushi - Hajime Sushi bar - nos terrenos doados a ele pelo Fundador. Este bar ainda existe. Aliás foi ali celebrado o meu 50º aniversário. Sempre presente em todas as situações ajudando e trabalhando para ajudar os pais, também foi instrumental na criação da Iwama Shin Shin Aikishurenkai, sempre esteve de lado do seu irmão, apoiando-o.

Motomisan mantém boas relações com todos os habitantes de Iwama e com todos os oficiais do Aikikai que ela conhece desde menina.

Sendo umas das pessoas, depois dos seus pais, que melhor conhece a vida de O'Sensei, foi-lhe pedido que escreva um livro sobre a vida dos Saito baixo O'Sensei, em Iwama. Esperemos que assim seja.

Um grande muito obrigado a Motomisama!!
Volte sempre!