sábado, 1 de setembro de 2012

TANKEN DORI SHOUMENUCHI GOKYO


Gokyo, também chamado de ude nobashi (estender o braço) é uma técnica para ser aplicada contra ataques com o punhal.







Shoumenuchi gokyo começa, como todas as técnicas, com a etiqueta apropriada.
Fazer uma vénia ao parceiro antes de começar.

Tori confronta o aité agarrando o tanken com a sua mão direita (depois, treinar também com o outro lado).



Aité dá um passo para a frente com o pé direito e ataca com um golpe de cima para baixo (o professor ensinará a como agarrar o tanken correctamente).
Tori desliza repentinamente para a frente com o pé esquerdo e, baixando as ancas, neutraliza o ataque do aité agarrando o seu cotovelo por debaixo, com a mão esquerda. Ao mesmo tempo aplica um atemi com a sua mão direita à cara do aité ou ao plexo solar. 

Nota: é importante não atrasar a entrada. Se se atrasar a entrar, é melhor deixar passar o ataque e executar outra técnica


Com a mão diereita, tori agarra o pulso do aité, com "o polegar no interior do pulso" (kuden).
Nota: como gokyo é uma técnica quase sempre aplicada da forma ura, deslizar o pé esquerdo e colocá-lo em frente ao pé direito do aité (tsumasaki no mae)


Tori "corta" o braço do aité exercendo pressão igual com ambas as mãos, no cotovelo e no pulso, num movimento espiral para baixo e para fora.


Tori pressiona o ombro do aité contra o tatami e, com a parte interior do joelho, aplica uma pressão contra o braço do aité. 
Nota: ao mesmo tempo que tori imobiliza o braço do aité, também movimenta as suas ancas para a frente de forma a exercer mais pressão contra o pescoço do aité. Aqui o pé direito do tori foi colocado de lado para que se tenha uma boa visão de como agarrar o braço e de como colocar o pulso do aité cerca do joelho. (Pedir instrução detalhada ao professor sobre este ponto)


Seguidamente, tori pressiona a mão do aité de cima para baixo aplicando a técnica do nikyo, que obrigará o aité a largar o tanken por causa da dor.
Nota: aqui o joelho está com um angulo para se poder ver bem a aplicação da técnica. Contudo, a coxa e a perna devem ser colocadas verticalmente ou - conforme a elasticidade do adversário - inclinadas contra a sua cabeça.


Tori tira o tanken para baixo com um movimento rápido e decidido.
Tori continua a pressionar o cotovelo do aité, bloqueando o seu braço e impedido o aité de fazer qualquer movimento.
Nota: durante o treino é conveniente ter o cuidado de perguntar ao aité se tem problemas de cotovelos, pulsos ou ombros. Conforme o estado físico do aité, poderemos decidir aplicar mais ou menos pressão. Numa situação real, a pressão deve ser mais firme pois o adversário utilizará qualquer abertura para fugir à dor e à técnica.


Tori coloca o tanken no seu lado direito, longe do agarro do aité, e volta a controlar o pulso do aité com a mão direita. A partir deste ponto tori pode também aplicar técnicas de aprisionamento.


Tori levanta-se ainda controlando o braço de aité e coloca-se à sua frente.
Nota: neste ponto, tori pode ajudar a controlar o braço do aité exercendo pressão com o seu joelho esquerdo.



Tori afasta-se do aité pela linha da sua cabeça, mantendo com zanshin.

Os demonstradores desta técnica não são responsáveis por qualquer acidente que os leitores deste blogue possam ter ao copiar as técnicas aqui demonstradas. Nunca praticar esta técnica sem supervisão de um professor licenciado de Iwama Ryu. Pedir sempre ao seu médico se pode praticar técnicas de aikido antes de se iniciar nesta prática.