terça-feira, 4 de setembro de 2012

PONTOS NOUTROS BUDO QUE TAMBÉM SEGUIMOS

Kurada Tetsuzan é o 15º Soke do sistema que a sua família guarda por muitas gerações.

É interessante estudar varias artes para poder compreender melhor os ensinamentos de O'Sensei e de Morihiro Saito Sensei.

Aqui neste vídeo da BBC, podemos ver vários pontos também presentes no Aikido.
O mais óbvio é o baixar das ancas. Morihiro Saito Sensei no seu primeiro livro Takemusu Aikido, escreveu: baixar as ancas é importante para todos as técnicas do aikido. Hitohira Sensei insiste diariamente para todos baixarem as ancas em todas as técnicas. Kuroda Sensei aqui demonstra varias técnicas nas quais ele baixa bem as ancas. Isto dá estabilidade e desenvolve a rapidez, facilitando também o movimento pequeno e o movimento grande como pequeno.
Kuroda Sensei também ensina que não se deve mostrar ao adversário a nossa intenção. Pequenos movimentos com os pés podem advertir o adversário qual será o nosso próximo movimento. Por esta razão é importante eliminarmos estes movimentos desnecessários. No Aikido, os tiques, os movimentos desnecessários são sempre eliminados. Ao atacarmos com o bokken, por exemplo, nunca devemos mover o pé da frente pois o adversário irá sempre entender para onde vamos. O ataque no Aikido deve acontecer repentinamente como um relâmpago. Se não for assim, não será Aikido.
Muito regularmente, ao praticar armas nós abrimos um pouco com o bokken ou com o jo, para incitar o adversário ao ataque, provocando uma abertura. Neste vídeo, podemos ver Kuroda Sensei a fazer o mesmo.
O olhar. Kuroda Sensei não tira os olhos do seu adversário, mantendo um zanshin constante. Este ponto era também ensinado por Morihiro Saito Sensei em todas as técnicas de Aikido.
Decepção: muitos dos kumitachi, awase e kumijo, visam enganar o adversário provocando-o a atacar de uma certa forma. O mais óbvio será o 3º kumijo, embora exista este ponto em muitas outras técnicas.

O fundador retirou praticamente tudo o que era complicado no seu bujutsu ao criar o Aikido. Ainda assim, o Aikido que ficou em Iwama, contém as raízes profundas do budo verdadeiro e real. Convém que todos pesquisem o Aikido até ao coro se quiserem realmente viver esta Via.