segunda-feira, 23 de julho de 2012

ESTÁGIO NACIONAL DE CRIANÇAS E JOVENS - JULHO 2012

Do dia 13 ao dia 15 de Julho decorreu o estágio nacional de crianças, que teve lugar em Vila Nova de Santo André.

Embora os nossos estágios sempre tenham estado aberto a crianças e jovens - cuja participação foi sempre activa -  esta foi a primeira vez que organizamos um estágio dirigido somente aos mais jovens.
O estágio começou na sexta feira às 17:00 e terminou também à mesma hora no domingo.
Um, pelo menos, já está controlado!

... e depois assim,...e assim...

Olha o meu!
O estágio começou com o treino de taijutsu onde se treinou kokyu nage, seguido de hojojutsu que foi especialmente interessante e divertido tanto para os jovens como para os adultos.
Nessa noite fez-se uma primeira caminhada pelo parque Central da cidade. Ao chegar, apesar de cansadas, as crianças ainda vinham com muita energia e foi preciso alguma firmeza para adormecer toda aquela maralha, a primeira vez que muitos ficaram a dormir fora de casa.

No dia seguinte, depois do pequeno almoço, treinamos Aiki Jo e fomos depois fazer mais uma caminhada na praia, desta vez na Lagoa de Santo André.
O almoço foi um piquenique na floresta em frente ao parque de campismo, que foi depois seguido por outra caminhada pela Lagoa de Santo André e à volta do parque.
Está certo o errado?

Apanha, apanha!

Ao voltar, embora estivesse programada uma sesta, continuamos logo com o treino de Aiki Ken. Logo a seguir houve um lanche e depois o jogo "O Último Samurai", um jogo do uchideshi Marko Tomatis. Segui-se um segundo jogo, com uma adaptação do mesmo jogo pela Drª Mónica Sousa.
À noite, fez-se um grande passeio nocturno com alguns sustos pelo caminho. Paramos algumas vezes para ouvir os barulhos da noite. Nessa noite, sim, chegamos todos completamente estafados e todos foram logo dormir.
No domingo, depois de um bom pequeno almoço, fomos treinar na praia de São Torpes Aiki Jo.



Seguiu-se uma ultima caminhada desde Porto Covo até à ilha do Pessegueiro. Ali assentamos arraial e almoçamos.
Com muito treino, muita diversão, foi um dos mais alegres estágios da APASD de sempre.
Bem haja ao mestre António Serra pela preparação do estágio e aos seus assistentes, o Sr. Joaquim, o João Cabo, e o Yannick Vez.
A presença da Drª Mónica, da Carolina Manuel, do Marko Tomatis (a Direcção em peso) e do Filipe Martins, foi especialmente importante pois não só ajudaram muito com as crianças mas também a sua natural alegria influenciou muito o decorrer deste estágio.

Temos de fazer outro para o próximo ano!!

Historias de fantasmas e seres anormais....