sexta-feira, 18 de maio de 2012

MORIHIRO SAITO SOKE - SHINOBUKAI-13 DE MAO 2012

A preparação para o Shinobukai de Morihiro Saito Soke (aniversário do seu falecimento) começou no dia 12 com a preparação do Kamidana, com a limpeza mais profunda do dojo e com a confecção de pratos para a festa - naorai.

A Mestre Mónica fez vários arranjos florais assim como a Srª Dª Madalena Bicho - oferendas especiais - que enfeitaram muito bem o nosso shomen.
No dia 13 houve uma pequena aula para as crianças frequentada por alguns adultos também e, tal como programado, a ceremonia começou às 11:00h com a entoação do Amatsu Norito, Rokkonshojoufutoharai e Hannyashingyo.

Depois desta curta cerimonia, houve a entrega dos certificados ao professor António Miguel Serra, que passou o exame de 4º Dan no estágio de Santiago de Compostela, dirigido por Hitohira Saito Soke, e ao praticante António Dente que passou para shodan.

Cerimonia de entrega dos certificados de Dan

António Dente recebe o seu shodan menjo


O professor António Serra recebe o seu certificado de Yondan

Seguiu-se o Honno embukai onde os professores Cotovio demonstraram jo dori e jo nage, o António Dente e seu parceiro o uchideshi Marko Tomatis demonstraram várias técnicas de taijutsu, o professor Miguel Serra com o seu aluno Joaquim Nascimento demonstrou os kentaijo, e por fim o mestre Tristão que demonstrou taijutsu - hanmi handachi e tachi waza com o uchideshi Marko Tomatis.


Os gémeos Cotovio demonstraram jodori e jonage.

O Marko Tomatis e o António Dente demonstraram varias
técnicas de taijutsu


                                       




Demonstração do yondan António Serra. O professor
demonstrou os kentaijo com o seu aluno e amigo, o
Joaquim Nascimento


Demonstração de hanmihandachi pelo mestre Tristão

Depois das demonstrações começou uma sessão de filmes de Morihiro Saito Shihan e de O'Sensei. O primeiro foi Morihei Ueshiba, "Founder of Aikido 1961", o segundo foi um documentário feito sobre Morihiro Saito Sensei em 1973 e a sessão acabou com os filmes de jodori e jonage - uma aula ensinada por Morihiro Saito Sensei em Iwama.

Ao acabar, enquanto vários alunos iam oferecendo incenso em memória de Morihiro Saito Shihan os outros começavam a preparar as mesas para a festa.

Alguns praticantes chegaram atrasados à cerimonia mas puderam depois participar na festa e tivemos o prazer de desfrutar da sua companhia.

Como sempre houve iguarias sem igual na nossa mesa, como um arroz misto feito pela Srª Cotovio, uma caldeirada de peixe da Madalena Bicho, borrego no forno pela Presidente da APASD, e muitos outros pratos deliciosos. Óptimas estavam as Francesinhas feitas pela Tesoureira!
O bolo de agriões foi um novo prato que também apareceu nesta Naorai. Com um sabor a vegetais, sem contudo deixar de ser um bolo, coberto com chocolate, foi uma novidade bem recebida. Também o gelado de frutos vermelhos da Srª Presidente foi muito bom. Houve ainda mais outros doces e saladas.
Os vinhos tintos e brancos, os sumos, tudo estava bom.








À medida que os praticantes voltavam a casa, a festa transformava-se numa segunda e terceira festa.


A noite acabou com uma quarta (ou quinta?) festa, desta feita já com uma mesa pequena, onde se ouviram histórias de Morihiro Saito Sensei e do Aikido em geral. Já a noite ia avançada quando tivemos a grande alegria de ver chegar o Sr. Carlos Ricardo, o maior produtor de Tofu em Portugal. Depois de meses de ausência, é sempre bom ver as caras dos sempai antigos que muito ajudaram a APASD com os seus vários projectos, ao longo dos anos.

A última festa do dia 13 de Maio