segunda-feira, 12 de março de 2012

ESTÁGIO DE SUCESSO EM SÃO PAULO - MARÇO 2012

Realizou-se sob a direcção do mestre Tristão da Cunha, um estágio de Shin Shin Aikido, em São Paulo. Este estágio foi organizado pelo professor José Silva, Uruguaio mas a viver em São Paulo e pelo Aikishurendojo São Paulo.
O estágio realizou-se num colégio Católico chamado Celfran - Colégio Franciscano de Cultura Esporte e Lazer. Este colégio é um enorme complexo de vários andares situado no bairro da Moema, Avª Juriti, 368.
As aulas normais são dadas no 7º andar deste grande colégio mas o estágio internacional realizou-se no 3º andar por ser mais amplo. Com todas a condições para os praticantes e uma grande segurança e controle de entradas, este complexo provou ser um excelente local para a realização do estágio.
O professor José já tem organizado outros estágios nacionais e internacionais em São Paulo, tendo por isso uma grande experiência de como receber professores estrangeiros.
Programado até ao pormenor, mas num meio de amizade e companheirismo, o estágio realizou-se com a presença de praticantes do Chile, da Argentina (vários locais), o Uruguay, da Republica Dominicana, de Portugal e, claro está, do Brazil.
Os praticantes Brasileiros são na maioria principiantes para com um grande desejo de aprender e com grande detalhe. Sendo um povo muito alegre e muito bem educado, foi realmente um prazer participar neste estágio.
Durante este estágio praticaram-se técnicas básicas em suwari waza e tachi waza, tanto katame waza como nage waza. Claro está a prática dos suburi do ken e do jo e respectivos awase não foram descuidadas e todos treinaram e seguiram com detalhe os ensinamentos do mestre Tristão.
Houve ainda um "special keiko" onde se treinou os kata de Iaijutsu de Shin Shin Aikido e as modificações do kumitachi nº5.
No último dia, treinou-se num grande parque em São Paulo (porventura quase metade de Lisboa?) um local cheio de vegetação e de praticantes de todas as modalidades desportivas e marciais. O espaço enorme foi muito bom para a prática dos suburi do jo, do kata de 31 movimentos e de todos os awase deste mesmo kata. No final ainda podemos treinar umas vezes o kata de 13 movimentos.

Também participarem no estágios vários professores do Aikikai do Brasil, tendo estes um muito bom sentimento de estudo e pesquisa.

Como a maior parte do grupo de ISSASK LATAM y CARIBE esteve presente, houve também reuniões importantes para abordar assuntos sérios da América Latina. A grande amizade e respeito entre todos os membros, permitiu que o trabalho fosse levado a bom termo.
Antes do special keiko houve ainda o exame para Nidan do professor José Silva, que passou sem problemas.

O mestre e todos os professores de ISSASK LATAM ainda visitaram o mercado tradicional de São Paulo onde se comeu muito bem num ambiente alegre como é particular no espírito Latino e Brasileiro.
No final houve ainda tempo para visitar o Bairro Japonês da Liberdade onde se visitou o centro macrobiótico onde o praticante Ivo e família vão regularmente aprender. O Ivo, sempre presente durante o seminario, ainda nos levou a conhecer um senhor português residente no Brasil desde os 17 anos, que gosta muito de fado sendo ele próprio compositor e cantor.
Está o Aikishurendojo de São Paulo de parabéns assim como o seu professor o Sr. José Silva.
Ganbette o kudasai!