sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

NOVA RUA EM IWAMA

Desde há dois anos que os trabalhos para a construção de uma nova rua continuam em Iwama. Esta rua atravessou a parte de trás do Aikijinja, acabando com a pequena floresta de bambú que ali existiu desde sempre. É ainda um pouco estranho olhar para o Aikijinja e ver carros a passar por detrás. Deve ser isto o progresso. Contudo, esta nova rua, embora pouco utilizada ainda, dá muito jeito aos uchideshi para irem ao budokan todas as 5ª feiras, e para ir á auto-lavandaria.
Esta rua finalizará na estação de comboio de Iwama que, aliás, também está a sofrer grandes modificações.
O mais interessante desta rua, contudo é o facto de haver vários mini monumentos em honra de Ueshiba O'Sensei, o fundador do Aikido. Pensamos que haverá ainda mais construídos no futuro, quando os trabalhos da rua terminem junto à estação.
Quem for a Iwama aproveite para visitar este local que tem o seu certo interesse.
É com grande pena, contudo, que não vemos uma única fotografia do grande mestre Morihiro Saito, tem em conta que foi ele quem realmente internacionalizou Iwama, foi ele quem mais tempo viveu no dojo de O'Sensei e foi ele quem realmente preservou o aikido de O'Sensei.
 Quem sabe se, no futuro uma estátua sua será erigida em Iwama, de preferência perto da estacão que tantos milhares de praticantes de Aikido viu chegar ao longo do anos.  Esta é a nossa sugestão. Como tal empreendimento seria custoso, gostaria de começar uma colecta com o objectivo de coloca ali uma estátua.

Aikijinja, fevereiro 2012

Vista traseira do Aikijinja.

Aqui existiu uma pequena floresta de bambu.

Nova rua que termina na estação de Iwama.

Ao subir a rua na direcção da estação, podemos ver estes
pequenos monumentos que acompanham o passeio até à estação.






Ainda por acabar,  os trabalhos da nova rua continuam. Podemos
também ver os trabalhos a serem feitos na estação de Iwama.

Vista da estação para o Aikijinja (floresta do lado esquerdo, ao fundo)

Vista traseira do Aikijinja onde, ao fundo se deslumbra o Shin Dojo de
Morihiro Saito Shihan.