quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PERSONAGENS DA HISTORIA JAPONESA: BENKEI

Saitō no Musashibō Benkei (1155–1189) foi um monge guerreiro - souhei 僧兵 - que serviu o famoso general  Minamoto no Yoshitsune no século 12.
Benkei é retratado como um homem de grande força física e de grande lealdade. Aos 17 anos Benkei já tinha mais de 2 metros de altura. Foi então que se tornou um yamabushi 山伏 (monges guerreiros da montanha). Existem inúmeras historias no folclore japonês sobre o seu nascimento, sendo uma que ele foi um filho de um sacerdote responsável por um templo que violou a sua mãe que era filha de um ferreiro.
Benkei tornou-se monge ainda muito jovem e viajou muito pelo Japão de templo em templo. Diz-nos a Wikipedia que nesta altura os templos do Japão eram também centros importantes de administração, cultura e também muitos tinham o seu próprio poder militar. Naturalmente os monges eram treinados nas artes da guerra e ganhavam mestria em varias armas. Diz-se que Benkei era perito na arte da naginata (alabarda).


Benkei a lutar contra Minamoto no Yoshitsune na ponto Gojou
Benkei cravejado de setas, permanece
de pé à entrada do castelo Koromogawa no
tachienquanto o seu senhor
Yoshitsune comete seppuku
A famosa lenda de Benkei conta-nos que ele jurou colectar 1000 sabres aos. Assim ficou na ponte Gojō em Kyoto onde lutava com todos os samurai que quisessem por ali passar. Já tinha colectado 999 sabres quando se deparou com o jovem Minamto Yoshitsune, contra quem combateu e perdeu. A partir deste momento Benkei torna-se o mais leal servidor de Minamoto Yoshitsune e participa com ele em inúmeras guerras e aventuras. Yoshitsune foi o heroi que combateu e venceu as forças do Clâ Taira. O seu irmão mais velho, ciumento da fama e do poder que entretanto Yoshitsune tinha conseguido, vira-se contar ele faz-lhe guerra. Eventualmente encurralado no Castelo Koromogawa no tachi, Yoshitsune cometeu seppuku (切腹 suicídio pelo corte do estômago) enquanto o seu leal Benkei protegia-o lutando na ponte que dava acesso ao castelo. 


Reza a história que Benkei, cravejado de setas, morreu de pé e que os soldados inimigos tinham medo de se aproximar dele. 


Benkei é hoje conhecido por personificar a lealdade e a honra.