domingo, 27 de novembro de 2011

KAGAMI BIRAKI NO HONBU DOJO EM LISBOA 2012

A mestre Mónica durante o Hounnou embukai
No sábado, dia 7 de Janeiro irá realizar-se o Kagami Biraki no honbu dojo em Lisboa.
O Kagami Biraki - Abrir o Espelho - é uma cerimonia tradicional Japonesa que, no caso das artes marciais, establece o primeiro treino do ano. Normalmente é no dia 11 de Janeiro, mas as datas podem variar conforme os dojos e conformes as datas mais propícias de acordo com o horoscópio, etc. No nosso caso, como o mestre estará nesta altura a viajar para o Japão com o grupo de portugueses, terá de ser feita mais cedo.

Durante este Kagami Biraki haverá demonstrações de vários grupos ou individuos. Esto tipo de demonstração chama-se de Hounnou embukai - Hounnou (奉納) offerta, dedicação -e é feita em ocasiões especiais. Para ver a demonstração do ano passado, verifica o site do Youtube da APASD, Aikishurendojo.

Depois da demonstração haverá uma festa de agradecimento e purificação, a Naorai. Para a festa pedimos que cada pessoa traga um prato e uma bebida. A festa será no dojo, claro está.

Os que quiserem participar, terão de se inscrever ou mandar um e-mail de inscrição para o aikishurendojo@gmail.com. Deverão enviar o nome, a graduação, o tipo de técnicas que quererão fazer (taijutsu, bukiwaza, etc.) e a duração da demonstração. Uma ordem de entrada será depois anunciada.
Pode haver famílias e amigos a assistir. A utilização de telémoveis durante o embukai está proibido.
Até ao 1º Dan, as demonstrações não poderão demorar mais de 3 minutos. De 2ª Dan em diante, já podem demorar mais tempo.
Pedro Cardoso demonstra  durante o Kagami Biraki