quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ESTÁGIO DE CAMPILHAS 2011


Os grandes amigos Neide, Tatiana e João
Decorreu este fim de semana prolongado o tradicional estágio de Campilhas.
A barragem de Campilhas fica cerca do Cercal do Alentejo e a APASD, através do Saito Aikidojo organiza anualmente um estágio-acampamento há muitos anos.

Com o carro cheio de praticantes e as mascotes da APASD, Aité e Biri, e atafolhado de material para o estágio internacional que também seria usado em Campilhas, partimos por volta das 11:00h do Honbu Dojo.
Como era um estágio nacional fora do honbu dojo, colocamos um aviso que era proibida a prática no honbu dojo durante o estágio.

Este ano, devido às preparações do estágio com o expoente máximo do Aikido, Hitohira Saito Jukucho, foram poucas pessoas mas mesmo assim fizemos muitos treinos nocturnos e diurnos, dentro e fora da água.

Quando chegámos tivemos a surpresa de encontrar uma mata de sobreiros limpa de papeis e lixos que todos os anos temos de limpar ao chegar. Havia também muitos paus de eucalipto já cortados e preparados para usar, sem dúvida trabalho de algum grupo de escuteiros que também aqui acampam no início do verão.

Ao cair da noite aparece no horizonte chaparral um lua grande e colorida que, com o escurecer fica mais pequena e prateada.
Treinámos o primeiro treino com uma luz da lua forte, um céu límpido e uma calmaria impressionante.
O último treino da noite ainda foi banhado pela luz da lua que agora já se encontrava mais abaixo e a sua luz reflectia-se nas águas calmas da barragem.
Treino rigoroso de Aikiken

Esquecemo-nos das máquinas de fotografar mas alguns dos praticantes ainda conseguiram tirar fotografias dos grupos com o seu telemovil.

No sábado à noite fomos fazer uma demonstração de Aikido em Ermidas do Sado, na qual participaram 12 praticantes. Depois da demonstração foi-nos oferecido um grande jantar pela comissão organizadora das festas de Ermidas. Agradecemos muito ao João Cabo e aos pais que pertencem à comissão o facto de nos terem convidado e nos receberem tão amávelmente.

A demonstração correu muito bem e foi muito aplaudida por uma plateia que desconhecia esta arte. Os tobu ukemi foram, claro está, o que causou uma grande admiração da parte do publico homogénio que ocupava a praça central.

Este ano tivemos a presença de um casal de ingleses que vivem cerca de Oliveira do Hospital - a Celia e o Daryl - e que são praticantes da União Portuguesa de Budo. Muito simpáticos e calmos, provaram ser campistas de Campilhas perfeitos, harmonizando-se rapidamente com o nosso estilo de acampar e com os treinos.

Não irei falar muito da temperatura da água de Campilhas que, como podem supor, estava divinal.

O professor Serra, organizador incansável

O estágio acabou sem incidentes - e por isso estamos muito contentes - e, depois de um banho prolongado, lá fomos a caminho de Vila Nova de Santo André para deixar material para o estágio.

Temos de salientar a presença dos praticante mais novos, o Zé e o Francisco. O Zé, de Santo André, era muito pequenino mas praticou com grande garra e grandes kiais.
O Francisco Pedreño Ferreira nunca faltou a um treino, por mais cansado que estivesse. Parabéns Francisco. A tua demonstração complicada (31 kata kumijo) também foi impressionante.

Chegamos a Lisboa sem incidentes, cansados, bronzeados e satisfeitos.


Técnicas treinadas durante o estágio: ken suburi e awase (varios) Kumitachi, kumijo, 31 kata, 13 kata (awase, kumi e com 4 atacantes), treino nocturno sem kiai e de olhos fechados, treinos nocturno de ninja no waza, tanken dori e futari dori.

O Dada com um pedaço de uma deliciosa melância
biológica que foi um deleite. O Dada nadou varias vezes de margem a margem.
Também meditou muito e fez exercícios de Yoga fora dos treinos.

A familiar sena da seca dos keikogi

As mascotes Aité e Biri a guardarem o acampamento


Os treinos dentro de água, sempre interessantes.

Não poderia faltar uma cozinha onde todos ajudaram e cozinharam.


Bem haja a todos os que foram e ajudaram.

Verificar o facebook da Carolina para mais fotografias.