quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fotografias de Sendai

Chegou-nos hoje uma fotografia tirada no dojo de Kenichi Shibata Shihan of Shiogama Aikishurendojo in  Sendai.
Shibata Sensei foi um dos alunos mais próximos de Morihiro Saito Soke. Quando era mais novo sabia-se que se escapava de casa para ir a Iwama estudar com Sensei que sempre o recebeu como um filho. Ao contrário de muitos professores estrangeiros, quando ia a Iwama, Shibata Sensei ajudava o seu mestre no campo e em trabalhos pesados, apesar da sua alta graduação.

Shibata Sensei foi o primeiro sempai que conheci no primeiro dia em que fui para Iwama, em 1986. Jantei com ele Morihiro Saito Soke e Stanley Pranin no restaurante de sushi de Motomi Irie, Hajime Sushi Bar.
Muito forte fisicamente, muito leal a Saito Sensei, esteve presente na inauguração de Iwama Shin Shin Aikihsurenkai altura em que fez uma belíssima demonstração.

Recentemente, Shibata Sensei tem sido convidado para dar estágios internacionais. Já era com tempo, pois mais do que qualquer shihan de Takemusu Aikido de renome internacional, Shibata Sensei era muito chega do a Saito Soke que o respeitava de volta.

Recebemos notícias mais claras do seu dojo hoje. O seu dojo foi invadido pelas águas do tsunami e os tatami estragaram-se todos. Contudo, parece que o resto está intacto.

Aqui estão as fotos.
Ganbatte Shiogama Aikishurendojo!
Shibata Sensei agachado com calças azuis. Vemos também Yoshida san atrás com
o casaco cinzento claro.


Shiogama

Dojo