segunda-feira, 21 de março de 2011

PARTICIPAÇÃO DO AIKISHURENODJO NA MINI MARATONA DE LISBOA - PONTE 25 ABRIL

Este ano a participação na Maratona de Lisboa foi maior do que a esperada. Infelizmente, por razões diversas, umas muito válidas outras...quase insultuosas, houve muitos que não participaram neste evento de camaradagem importante. À última da hora também houve alguns desistentes, principalmente ligado a compreensíveis problemas familiares e económicos.

Saímos do honbu dojo por volta das 08:00 e viajamos de carro até Belém onde estacionámos. Depois, apanhamos os transporte públicos que nesse dia eram grátis para os participantes na Maratona.
Chegamos ao Pragal já bastante tarde devido aos milhares de pessoas que também se dirigiam para o mesmo local. Ali andámos até à Ponte o que levou muito mais tempo do que esperávamos, pois os acessos eram estreitos e havia muita gente.
Depois de mais de uma hora de espera, finalmente entramos na Ponte mas já a maratona havia começado. Eram tantos os participantes que não podemos correr por mais de 1 km. Várias vezes tivemos de parar e andar pois corríamos o risco de atropelar os mais vagarosos, os velhotes, as crianças, etc.
Esta maratona teve musica com a banda da Casa Pia, cães, bebés, deficientes, famílias, todos estavam lá...

Foi pena, realmente foi pena não vermos muitos dos participantes da maratona anterior, neste grupo. Estarão com vergonha dos seus amigos? Estarão com sentimento de superioridade, com falta de camaradagem? Isto cura-se com mais treinos, garanto-vos!

A vista de Lisboa desde a ponte, é fantástica, suberba. Só por isto já valia a pena. A sensação de estar a passar por um local onde é proibido passar mas que é lindo e especial é algo que não se pode descrever, só experimentar.

Corremos quase sem problemas. Digo quase pois a Srª Dª Madalena Bicho uma vez tropeçou e caiu de frente. Felizmente não se magoou. Mais tarde o Francisco também caiu, mas como é muito rijo e forte, continuou a correr e rapidamente se esqueceu do acidente.
Á chegada tivemos as medalhas e muitos presentes que sempre nos dão no final destes eventos.
A Olá também nos deu um geladinho que soube muito bem.
Tirámos também uma fotografia com a OlÁ para ajudarmos a divulgar a necessidade de apoiar as vítimas do Japão.
Com respeito ao assunto do Japão, este ano também afixamos nas costas um outro dorsal nosso que dizia simplesmente: APOIEM AS VÍTIMAS DO TSUNAMI JAPÃO 2011.
Sem algum exagero, houve centenas e centenas de participantes nesta Maratona que aplaudiam esta iniciativa quando nos viam passar. Ficamos gratos em saber que há muita gente que simpatiza com o Japão e com o sofrimento que o povo japonês está a passar nesta altura.
Bem haja quem participou neste importante evento, quanto mais não seja só por esta iniciativa.
Muito, muito obrigado
Tristão da Cunha

A festa
Depois da Maratona, juntámo-nos no honbu dojo desta vez para um grande almoço cujo menu foi muito variado e absolutamente delicioso.
Da família Bicho chegou um delicioso arroz e dobrada, uma enorme e saborosíssima mousse de chocolate, bolo de laranja, pão, vinho JP etc....
Da mestre Mónica que só participou na corrida por ter sido operada, tal como a sua mãe Alida, recebemos umas entradas de folhados de queijo e um cheese cake, da Carolina uma deliciosa gelatina de pêssego, os uchideshi fizeram uma sopa e um incomparável chaumin de marisco, etc...

A Assembleia Geral
Às 15:00 deu-se início à Assembleia Geral que, por não haver o número suficiente de sócios, foi convocada para meia hora depois para dar tempo para outros sócios chegarem.
Os resultado da AG serão depois anunciados aos sócios, mas para já podemos adiantar que a eleição dos corpos gerentes ficou adiada para o dia 25 de Abril à tarde.
Antes da corrida

Foto da praxe à frente do dojo


Uchideshi Marko Tomatis em Belém

O grupo prepara-se para ir de transportes até à outra banda






No comboio para o Pragal

O Amir e a Nalina


Os irmãos Cotovio


Do lado esquerdo o Francisco Ferreira, do lado direito o Aristides Bicho



Mais de 30000 participantes



Como sempre houve os cómicos


Correndo finalmente, depois de muita espera
O almoço

O mestre de costas
O Sr. Presidente e o Sr. Secretário durante a Assembleia Geral


Preparação do almoço

Fotos: Marko Tomatis/APASD