segunda-feira, 7 de março de 2011

Festa Japonesa no Ateneu

  

No dia 5 de Março à tarde foram vários os Aikidokas praticantes e não-praticantes que se deslocaram às varandas do Atheneu para participar numa sui-generis festa japonesa que começou às 16:00h e continuou pela noite dentro.
Sendo ainda sedo quando um dos nossos grupos chegou, fomos tomar uma ginginha mas ao passar pela casa do Alentejo deparamos com vários grupos de cantadeiras alentejanas a cantar na rua. Sendo amantes da musica tradicional portuguesa ficamos ainda algum tempo a ouvir estas senhoras.

Depois da ginginha ficamos mais um tempo a ouvir estas canções fantásticas e lindíssimas e dirigimo-nos então para o Ateneu.

O mestre Tristão com um grupo giro de "Decoras"
Ao chegar estavam ainda umas 50 pessoas ou pouco mais. Contudo, passado uma hora começou a encher e as bancadas de venda de espetadas, doces e demais produtos típicos japoneses começaram a vender bem.
Claro está, o bar esteve sempre cheio. Numa esquina do bar estava um casal a ensinar a cerimónia do chá.
Talvez aproveitando a época do carnaval, estavam muitos estrangeiros (nós) "vestidos á japonesa" e outros vestidos segundo o estilo "Decora" ou seja exageradamente decoradas.

Estavam lá três meninas em especial que realmente chamavam a atenção de todos, de uma forma agradável à vista. Uma das meninas até trazia um katana à cintura. Muito original.
A secretária da APASD, Carolina Manuel, não perde uma festa
Para mais informação sobre este estilo de vestir, ver o site: http://revistasopranini.blogspot.com/2010/06/decora_10.html

Foi também muito agradável encontra vários antigos alunos do primeiro honbu dojo, que vieram cumprimentar o mestre. Têm seguido de longe as modificações que a APASD passou ao longo destes dois anos através do site e querem voltar a praticar.

Quem se divertiu mais, aliás ainda ficou depois do grupo maior sair, foi o Micael Vaza e a sua simpática mulher. 
Da direita: Mike, Daniel e o mestre Tristão


Ao sair o sempai Pedro chama-nos a atenção para uma aula do Jogo do Pau português que se existe no salão do Ateneu, mais abaixo, dirigida pelo mestre Monteiro. O nosso grupo ficou a ver esta arte portuguesa ainda por algum tempo e o Marko também aproveitou para ver uma aula de ritmos africanos que também ali havia numa sala ao lado.
Jogo do Pau no Ateneu


Foi uma tarde bem passada, apesar da chuva ter "enchutado" os participantes na festa de um lado para o outro.