segunda-feira, 21 de março de 2011

Estado do dojo de O'Sensei

Trabalhadores a concertarem o Ibaragi dojo
O dojo de O'Sensei sofreu bastantes danos com o terramoto de Março, tal com foi dito há uns dias. Traves velhas do telhado quebraram-se e o telhado cedeu. Muitas telhas caíram e o telhado ficou descoberto. Também o muro da parte da frente e da parte de trás do terreno, caiu quase por completo. O telhado da casa de O'Sensei também sofreu danos e o alpendre em frente a esta pequena casa caiu todo.
O estuque mais antigo também caiu, deixando algumas paredes descobertas.
 O Torii, um portão de pedra que está à entrada do Aikijinja, também foi afectado, como podem ver pelas fotografias de Okusan.
Por alguma razão...pediram aos alunos para não publicarem fotografias do dojo, contudo, é impossível impedir a liberdade e por isso, é relativamente fácil conseguir fotografias deste dojo para podermos livremente ver qual o seu estado. O Doushu já deve ter inspeccionado o seu dojo e estará em vias de tomar uma decisão, se é que ainda não a tomou.

Última hora: no facebook do Johan Brooks, podemos ver mais fotografias deste dojo.
O teto do Ibaragi dojo sofreu danos graves


Apresentamos aqui algumas imagem dos estragos do dojo de Iwama. Temos mais imagens de um dos nossos amigos mas, infelizmente, um dos seus amigos, pediu-lhe que não publicasse e por isso não o faremos pelo momento.

Parte dos estragos do torii do Aikijinja

Estragos no kamidana do Tanrenkan

Torii do Aikijinja...não passar por debaixo!

Muro do terreno do Ibaragi dojo

O telhado do shokudo também sofreu danos

Fotografías de Hisako Saito, do Facebook
Como podemos ver, o Kamidana do Tanrenkan sofreu alguns danos laterais. Os telhados dos edifícios dos Saito também sofreram danos.