domingo, 9 de janeiro de 2011

KAGAMI BIRAKI 2011, PORTUGAL AIKISHURENDOJO

Domingo, dia 9 de Janeiro foi o dia escolhido para a cerimonia do kagami biraki. Esta cerimónia dá início oficial aos treinos e trabalhos no honbu dojo e, logo, da APASD.


Professor António Miguel Serra durante a sua
demonstração. O uke: Gil Smith Vargas
 
A cerimonia começou ás nove em ponto com o Amatsu norito, Rokkonshoujoufutouharai e Makahannyaharmitashingyou.
Depois desta pequena cerimónia, o mestre Tristão fez um discurso para agradecer o trabalho de inúmeras pessoas dentro da APASD. Neste trabalho foi elogiado o trabalho de pessoas como o Dr. Manuel Morais Costas que, durante anos tem ajudado a Associação tanto economicamente como de diversas formas. Também tem ajudado abnegadamente muitos sócios da APASD e familiares dos mesmos. Esta ajuda ele fa-la voluntariamente sem um único indicio de pedido de retribuição.
Os irmãos Cotovios, amigos dos amigos, dedicados, educados e sempre contribuindo de todas as formas possíveis foram também contemplados neste discurso.
Também a Mónica Sousa e o Miguel Serra foram elogiados, entre outros, pelos extensos trabalhos voluntariosos que têm feito ao longo dos anos, pela dedicação, liderança e ensino.

Depois do discurso, o mestre Tristão distribuiu certificados de gratidão a todos os que ajudaram a APASD principalmente ao longo do ano passado.


Mestre Tristão da Cunha
a ler o discurso durante o
Kagami Biraki
 
Houve praticantes como o mestre Hugo Ribeiro, o mestre Jorge Feio, a Madalena e Aristides Bicho, o Nuno Inácio e outros não sócios mas que fizeram muito para ajudar os membros da nossa Associação das mais diversas formas, como o Sr. Rafael Pereira, secretário do antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, onde foi sediado p primeiro honbu dojo da APASD.
"Não é necessário um certificado de amizade nem gratidão entre amigos, disse o mestre, mas para que sirva de exemplo aos que começam e aos virão e para que se reconheça que estamos realmente gratos (giri), é passado este certificado".
No Honno Embukai deste Kagami biraki participaram os seguintes praticantes:
Naoko Nishimura

Marko Tomatis
Francisco Ferreira
Vasco Moleiro
Gil Vargas
Nuno Cotovio
António Serra
António Cotovio
Pedro Cardoso
Mónica Sousa
Tristão da Cunha

Este embukai, de acordo com o mestre Tristão, foi um dos melhores embukai que já se fizeram em Portugal, tendo todos os alunos demonstrado um nível mais elevado técnico do que nos outros embukai. Ficamos felizes por isto também.

Claro está houve outros sócios que participaram na cerimonia e na festa, entre eles o distinguíssimo Sr. Presidente da APASD, o Dr. Manuel Morais Costa que, apesar de estar um pouco doente, tirou tempo para vir assistir a este evento. Mais tarde fomos agraciados pela presença da Sr. Cotovio, mãe dos gémeos Cotovio que alegrou a nossa festa com as suas histórias interessantes.
Houve inúmeros pratos que os praticantes trouxeram para a festa, tendo o mestre e o uchideshi Marko cozinhado caril de frango, ensopado de borrego e sopa de legumes. O rolo de carne dos Cotovios estava delicioso assim como o tiramisu muito delicioso da Maura, uma senhora italiana que está de visita entre nós e um doce vietnamita confeccionado pela Srª Naoko Nishimura. Houve muitos outros pratos deliciosos que deleitaram o paladar dos participantes na festa.
Obrigado a todos e um bom ano 2011.
Treinem muito e assíduamente!

Mais fotos tiradas pelo Vasco Moleiro e Mónica Sousa, aqui.


Professor Pedro Cardoso recebe um certificado de
gratidão




Mestre Tristão discursa sobre os feitos de vários
sócios da APADS


O Presidente da APASD, o Dr. Manuel Morais Costa,
ao receber um certificado de gratidão




Professor Serra a demonstrar
13 kata Awase

Mestre Mónica recebe um certificado de gratidão pelo inmenso
trabalho feito

Mestre Mónica demonstrando tachidori com o professor Cardoso



Mestre Tristão demonstra variações
dos kumijo 3 e 5, com o professor Cardoso


Vasco Moleiro demonstrando


Mestre Tristão da Cunha e professor Pedro Cardoso, 3º Dan