terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Receita de Tempura


Alguém que queira cozinhar tempura para o Natal, pode consultar o site do Petitchef . Infelizmente os cozinheiros do dojo ainda não estão com vontade de nos ensinar estes pequenos segredos da culinária que são do gosto geral.
Sendo um prato tipicamente Japonês e que, além disso, foram os portugueses que o introduziram no Japão, tem ainda mais interesse para nós os Aikidokas, responsáveis por construir a Ponte de Prata (O'Sensei) entre Portugal e o Japão. Os pratos portugueses "patanistacas" e "peixinhos da horta" são talvez os originais que levaram ao desenvolvimento da deliciosa tempura.

Aqui em baixo incluo uma colagem da informação sobre tempura da Wikipédia:

«História e variações
A tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses ativos particularmente na cidade de Nagasaki fundada igualmente por portugueses, durante o século XVI. A palavra tempura poderia ter sido derivada tanto da palavra portuguesa "tempero" (ou do verbo temperar), como de "têmporas"nome que designa os períodos de jejum realizados no catolicismo, tais como a Quaresma (chamada em latim de quadragesima tempora), onde tradicionalmente os fiéis se abstinham do consumo de carnes, preferindo comer vegetais e peixes.
Hoje em dia ainda existe um prato em Portugal muito semelhante à tempura, denominado peixinhos da horta, que consiste de pedaços de feijão-verde fritos envoltos num polme geralmente mais espesso que o da tempura. Existem ainda algumas variações sobre este prato, usando tipos diferentes de legumes, tais como a abóbora