terça-feira, 12 de outubro de 2010

Condições para ser uchideshi em Iwama


Em  http://www.iwamaaikido.com/english/uchideshi/ podemos ler sobre as condições para ser uchideshi em Iwama. Produtos como pão, spagheti, manteiga, marmelada e manteiga de amendoim, estão incluídos no preço. Os uchideshi, contudo, têm de pagar 400 ienes por dia (cerca de €3,50) para uma bolsa comum, de onde cada pessoa/grupo que esteja de faxina na cozinha tira para comprar os ingredientes para cozinhar para todos (almoço e jantar). Todos os uchideshi devem ter a sua vez a cozinhar para os outros.
Para informação dos que ainda não conhecem este sistema, desde 1986 que estas condições não mudam. A crise também está a chegar ao Japão e os praticantes que forem estudar como uchideshi terão de saber que já há alguns anos que os uchideshi pagam 400 ienes por dia, em vez dos 250 em 2001 na altura do grande mestre Saito.
De qualquer forma, os que já lá vão há muitos anos, há muito tempo que estão enjoados de comer sempre o mesmo pequeno almoço.
Como é que começou esta tradição?
Em 1986, o preço que os uchideshi pagavam por mês era mesmo muito pouco (por volta de 30.000 ienes) o que para os portugueses era sustentável.
Contudo, com o crescente custo de vida, Morihiro Saito Shihan decidiu subir o preço para 75.000 ienes, do dia para a noite! Ficamos todos aterrados, principalmente os uchideshi que iriam ficar por mais do que um mês. Sensei então disse que o seu filho Hitohiro iria cozinhar o pequeno almoço e o jantar, para justificar o aumento desta mensalidade.
Durante um tempo Hitohiro Sensei, na altura um jovem professor do Ibaraki Dojo, não gostou nada de ter de cozinhar para os uchideshi. Passados uns tempos Sensei viu que muitos estrangeiros simplesmente não comiam a óptima comida japonesa (não foi o caso do português, claro, que tudo comia), cozinhada por um excelente Chef, que era o seu filho.
Um dia Sensei perguntou aos uchideshi o que é que os estrangeiros comiam ao pequeno almoço. Como estavam ali muitos americanos e o tradutor também era americano, disseram: pão, manteiga, manteiga de amendoim e marmelada. E assim foi que Sensei decidiu começar a dar estes alimentos aos uchideshi.
O Grande Mestre cozinhando
no antigo dojo.
Isto tem durado sempre até agora. Contudo, o antigo mestre, sua esposa (conhecida por Okusama) e a sua família, sempre cozinharam para os uchideshi semanalmente. Ainda hoje têm o costume de mandar pratos deliciosos para os uchideshi. Também, existem muitas festas de bem-vinda e festas de despedida do uchideshi, para as quais a família cozinha pratos típicos japoneses e cozinha de fusão.

Barbecue no dojo de O'Sensei

1986, preparação de barbecue oferecido por Sensei
Uchideshi presentes da esquerda para a direita: Carlos Nogueira
Brazil, Roberto Yurichits Australia, Patricia Guerri (costas) França,
Bruce Klickstein (à frente da Patricia) Estados Unidos, Patrick Cassidy America, Kazuo Takayasu, Japão
Ir a Iwama e viver como uchideshi é uma forma de aprender rapidamente aikido da melhor qualidade mas é também uma experiência única de vivência com uchideshi de todas as nacionalidades, e experimentar os seus pratos típicos.