sábado, 19 de junho de 2010

MOROTE DORI KOKYUUHOU




O kuden de O'Sensei para morote técnica kokyuuhou: katamo hijimo koshimo kimochimo o sagemasu. Baixar os ombros, cotovelos, ancas e o «sentimento».
Esta é também a forma como o Grande Mestre Morihiro Saito usava para ensinar e é também o modo como o seu filho Hitohira Saito ensina.
Esse ensinamento simples tem muito para oferecer. No seu primeiro livro Takemusu Aikido, Morihiro Saito Sensei escreveu: Baixar as ancas é importante para todas as técnicas do Aikido. Ao baixar as ancas, todos os outros pontos do kuden surgem anexados.
Sensei costumava ensinar-nos a a sentar correctamente à mesa. Esses ensinamentos, por coincidência, e felizmente, são os mesmos que os meus pais nos ensinaram, aos meus irmãos e a mim, quando éramos novos. Sensei mostrava muitas vezes a maneira correcta de comer à mesa no oeste, da forma europeia: pegava um garfo com a mão esquerda, uma faca na sua mão direita e simulava comer usando boas maneiras. O alimento era cortado e levado para a boca. O corpo ficava direito o tempo todo. Depois simulava comer à mesa com má educação: ele curvava o corpo por cima do seu prato, levantava os cotovelos e sorvia o alimento com o rosto colado no prato. Todos riamos imenso com esta representação.



Depois Sensei começava a mostrar como se deve comer à mesa, no Japão. Ele pegava os pauzinhos, agarrava a taça com a mão esquerda e começava a comer da mesma com os pauzinhos, levando o alimento à boca. Ele disse que no ocidente usamos garfo e faca, mas no Japão são utilizados os pauzinhos. No entanto, a maneira de comer é a mesma: levamos o alimento à boca, não a boca aos alimentos. Depois dava o exemplo de como um japonês com maus modos comia: curvava o seu corpo até que a boca ficasse praticamente dentro da tigela, colocava os cotovelos sobre a mesa e continuava, de uma maneira hilariante, a sorver rapidamente os alimentos da tigela para a boca, rapidamente ajudando com os pauzinhos, sem uma vez olhar ao redor.
Sensei disse que no Budo deve-se saber como comer correctamente à mesa por se acaso fossemos atacados. Pessoas que comem correctamente à mesa, podem manter uma visão clara do ambiente o tempo todo. Na técnica acontece o mesmo. Deve-se manter o corpo sempre em posição correcta, os cotovelos, os ombros para baixo, e também as ancas e o sentimento para baixo.
Durante as aulas de manhã muitas vezes Sensei mostrou o corte com o bokken, com os ombros em cima e corte com os ombros em baixo. Ele também mostrou muitas vezes elevar o ken acima da cabeça com os cotovelos levantados para os lados e levantar o ken com os cotovelos relaxados, sem esforço. A mesma técnica, Sensei disse, é usada para trabalhar na horta com a enxada ou kuwa (enxada curta Japonesa). Também, ao atirar shuriken devemos seguir estes pontos. Quando nos sentávamos à noite a beber com Sensei, ele também várias vezes mencionava como para levantar o copo com os ombros e cotovelos para baixo.
Ao usar este kuden na vida quotidiana e, claro, em todas as técnicas do Aikido, veremos a nossa técnica a melhorar rapidamente e a quantidade de energia usada irá diminuir drasticamente.
O poder da técnica também aumentará e, muito naturalmente, a velocidade. Um corpo relaxado é sempre mais rápido do que um corpo tenso.
Hoje há aikidokas com uma técnica maravilhosa mas na maior parte preocupam-se somente com os ângulos e nunca com a forma. Deve-se usar este kuden em tudo o que se faz em vida, como estar com os amigos relaxando à mesa, em reuniões, em ocasiões sociais importantes, sentado em seiza ou agura e, claro, durante todo o tipo de treino. Experimentem.