quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

KAGAMMI BIRAKI NO HONBU DOJO 2010


Este ano, por motivos relacionados com a minha ausência em Iwama, Kagami Biraki 鏡開きserá no dia 7 de Fevereiro
(dia impar e dia de sorte).
O Kagami Biraki (Kagami: espelho; Hiraku: abrir) é uma tradição antiga japonesa praticada a meio do mês de Janeiro ou no final, num dia impar. Marca o final das épocas festivas do novo ano mas também marca um início espiritual.
No Japão há a tradição de reverenciar os espelhos. Desde há séculos que os espelhos são como que uma morada dos deuses. Assim, no novo ano, fazem-se mochi (bolinhos de arroz) que depois secam e ficam duros. Os bolinhos têm o formato redondo similar aos espelhos que se encontram no kamidana. No dia do Kagami Biraki, estes bolinhos, mochi, são quebrados em vez de cortados, pois antigamente os samurai evitavam usar a palavra cortar, porque seria de mau augúrio (ser cortado por um sabre). Também evitavam usar a palavra quebrar em cerimónias pois seria equivalente a ser quebrado. Assim, “abre-se” (hiraku) o mochi .
Este ano, pelo motivo de ter estado ausente em Iwama, onde celebrei o Kagami Biraki (clicar) no dia 10 de Janeiro, faremos o nosso Kagami Biraki no dia 7 de Fevereiro. Haverá um pequeno treino, seguido de demonstrações dos presentes e depois, festa.
Este ano será também uma forma informal de dar início ao novo honbu dojo , na rua Arco do Chafariz das Terras, 13-A.
Venham todos e participem, trazendo comida e bebidas.
Até dia 7.
PS (isto não é um estágio)