quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Derrotas /defeats






Desde 1981 que eu treinava Aikido de Iwama, pois foi nesta altura que comecei com Barry Night Sensei , em Melbourne. Na altura era um jovem estudante universitario cheio de cabelo. Neste dojo eu aprendi técnicas excelentes e todos os meus amigos no mundo do Aikido eram pessoas fantásticas como todos os Aussies. Quando finalmente consegui suficiente dinheiro para ir para o Japão, nada me pôde parar. Aconteceram vários percalços desde Tóquio, até chegar um dia depois a Iwama. Ao entrar nos terrenos de O’Sensei, segui pelo caminho que vai dar ao dojo quando vi no meu lado direito um homem completamente absorvido no seu trabalho agrícola. Tinha um chapéu de palha e um tenugui à volta do pescoço.Levantou um pouco a cabeça para olhar para mim, mas como eu não lhe disse nada, continuou a trabalhar.Depois de chegar, o sempai uchideshi levou-me a Sensei, pois ninguém podia entrar na propriedade de O’Sensei sem a licença de Saito Sensei. O uchideshi sempai era Muratasan. Muratasan levou-me ao homem por quem eu tinha justamente passado....era Saito Sensei.
###
Considero esta a minha primeira derrota no dojo de Iwama. Não cumprimentei o homem porque pensava que era outra pessoa (algum jardineiro...e porque tive medo de que me falasse em japonês) e a imagem que eu tinha de Saito Sensei foi totalmente destruída. Eu já tinha estudado sob Sensei num memorável estágio em Melbourne, mas nunca tinha estado com ele numa situação da sua vida real.
###
Na minha mente, eu via-o como os outros grandes mestres que tinha conhecido, que eram distantes, nunca faziam trabalho físico algum com a excepção de ensinar. Também a maior parte dos mestres da organização internacional por toda a Europa e até Australia, diziam do pior de Saito Sensei (quando a realidade ninguém o conhecia). Este homem era obviamente fisicamente muito forte e as suas mãos tocavam a terra. Era afinal um homem do campo e trabalhador como já era raro encontrar. Sensei costumava dizer: primeiro cumprimentar, depois falar. O seu filho também é muito rigoroso neste ponto. Ele diz para se cumprimentar sempre. A falta de uma saudação pode vir a desenvolver sentimentos errados entre duas pessoas.
###
Fazer um ideia preconcebida de outra pessoa antes de a conhecer, é uma grande derrota. Muitos guerreiros perderam a vida por esta tão grande estupidez. Mesmo os adversários têm de ser estudados em pormenor antes de os confrontar. Ainda hoje em dia, fazemos sempre más ideias uns dos outros, baseados em maus julgamentos de outras pessoas, quando na realidade ninguém se dá ao trabalho para se conhecer...isto é uma atitude que não pertence ao mundo do Budou. Tudo isto era Budou/Aikido, para Sensei.
..........
I had been training in Iwama Aikido since 1981, when I started in Melbourne with Barry Night Sensei. I was an university student, back then. I learned lots of excellent techniques in his dojo and all my friends in the Aikido world were fantastic people like all Aussies...When I finally got enough money to go to Japan, nothing could stop me. Many things happened until I could finally reach Iwama, one day after I arrived in Tokyo. Upon entering O'Sensei's land, I walked down the path that leads to the dojo. On my right hand there was a man totally absorbed in his farm work. He had a straw hat on and a tenogui around his neck, and kind of lifted his head to look at me...and since I did no say anything...he kept on working the fields.
###
Upon arrival, the uchideshi sempai took me to see Sensei, for no one was allowed in O'Sensei's lands without Saito Sensei's permission. The uchideshi sempai , was Muratasan. Muratasan took me to the man I just passed by....he was Saito Sensei. This was my first Iwama defeat: I did not greet the man because I thought he was somebody else (a gardener…. and because I was afraid that he would answer me in Japanese) and the image I had made of Saito Sensei was totally destroyed. I had already studied under Sensei in a memorable seminar in Melbourne, but never actually had been in a daily life situation with him.
###
In my mind he would act like the other great masters I had seen...distant masters, no physical work except teaching. Also, most teachers from the international organization everywhere said the worst of Saito Sensei (when in reality no one knew him) This man was obviously physically very strong, and his hands touched the earth. He was after all a country-side man, very hard working, like it was rare to find. Sensei used to say: first greet, and then talk. His son is also very rigorous on this point: always greet....lack of greeting may develop wrong feelings between two people.
###
To have a preconceived idea of another person before meeting him/her, is a great defeat. Many warriors lost their life because of this great stupidity. Even your adversaries have to be studied in detail, before being confronted. But still nowadays we always make up bad ideas of other people, sometimes based on bad judgments from somebody else, when in reality no one really takes some time to know each other. ....this is an attitude that does not belong to the world of Budou. All this was Budou / Aikido, for Sensei.